Categories: Mundo

Pessoas livres são encantadoras

Muitas coisas boas nos acontecem com a maturidade, dentre elas, o desapego. A gente para de ficar superdimensionando pequenezas, futilidades, sentimentos, acontecimentos, pessoas. A gente olha para trás e pensa: “mas como é que eu pude ser tão bobo?”. Quanto sofrimento em vão, quantas preocupações inúteis, quantas horas perdidas por nada.

É claro que, para eu chegar onde estou e ter essa clareza de pensamento, eu tive que passar por muitas experiências carregadas de imaturidade. Todo mundo tem. Parece que, quando a gente é jovem, tudo tem mais pressa, mais urgência, os sentimentos parecem mais intensos. A gente coloca nos outros muitas expectativas e, obviamente, a gente quebra a cara frequentemente.

Na fase da adolescência, quando queremos ser aceitos pelo grupo, tomamos péssimas decisões. Queremos ser amigos do fulano, andar com sicrano, queremos fazer parte daquela turminha descolada, e também acaba dando muita relevância para as opiniões alheias. A insegurança com a própria imagem, nessa época da vida, deixa a gente meio refém do que os outros pensam, falam. Faz parte, infelizmente.

E, à medida que vamos amadurecendo, a vida vai se tornando cada vez mais leve, porque a gente vai percebendo que a maioria das pessoas não se importam, querem apenas se informar. Que não dá para querer fugir daquilo que está dentro de nós. Que ser autêntico é o melhor favor que fazemos a nós mesmos e às pessoas que realmente importam. Que a família é preciosa e amigo de verdade são poucos.

A gente, enfim, acaba se libertando. Que delícia ser livre, verdadeiro e viver as próprias verdades, sem machucar ninguém, sem se machucar. É por isso que as pessoas livres são encantadoras, simplesmente porque elas já entenderam algo que a maioria não entende: ninguém tem nada a ver com a sua vida. E quem entende isso entendeu tudo.

Imagem: Peter Conlan

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

11 meses ago

Cada um dá o que tem

Cada um dá o que tem.

11 meses ago