Amor

A indiferença é um sinal de que o outro já desistiu de você

Em todo relacionamento existem desgastes, cansaços, algo que satura em algum aspecto. Conviver é uma arte, pois ali se encontram vidas que chegam de lugares diferentes e de trajetórias únicas. Sem disposição de se colocar no lugar do outro, jamais haverá entendimento, ajuste, acomodação.

E, nessa dinâmica de acertos e erros, enquanto as pessoas vão se conhecendo e se acomodando nos seus respectivos espaços, a fim de não ultrapassarem os limites alheios, serão necessários confrontos, debates e situações incômodas. Não existe relacionamento que consiga dar certo, sem que haja sinceridade suficiente para que se exponha o que incomoda, o que deve ser mudado e repensado e até mesmo o que faz bem.

Quem ama de verdade não aceita tudo e, por isso mesmo, deixa claro o que incomoda, alertando o outro de seus comportamentos nocivos, na tentativa de preservar o que sente, o que tem, o que pensa. Embora precisemos aceitar o que não pode mudar, é preciso entender que existe muito, sempre, a ser melhorado. Não existe sentimento que consiga esperar para sempre.

Relacionamentos saudáveis são construídos com o tempo, por meio de conversas sinceras, que implicam a necessidade de se abrirem concessões, de sair do próprio mundinho e enxergar o outro, enxergar tudo de nós que chega ao outro, de bom e de ruim. O que for bom então fica e o que for ruim tem que sair.

Não podemos é achar que a pessoa está deliberadamente implicando conosco, criticando sem razão. Amar requer corrigir aquilo que fere e desgasta a relação, requer mudança de comportamento. O contrário disso é a indiferença, o tanto fez como tanto faz. Geralmente, quando cessam os diálogos, o outro já desistiu de lutar, já desistiu de nós. Aí já era.

Imagem: Chris Benson

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Pessoas livres são encantadoras

Pessoas livres são encantadoras.

9 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

11 meses ago