Amor

Forçar um amor é inútil, mas forçar um rompimento pode nos salvar

Infelizmente, ninguém consegue mandar no coração, pois ele é rebelde e, muitas vezes, teima em desobedecer aos comandos de nossa razão. Difícil conseguirmos fazer com que nossos sentimentos andem o tempo todo de mãos dadas com nossos pensamentos, uma vez que parecem ser o coração e o cérebro órgãos incomunicáveis entre si. E é assim que a gente sofre e não consegue sair daquilo que faz mal.

Talvez tomar a decisão de tirar alguém de nossas vidas seja uma das atitudes mais difíceis de serem tomadas, seja um amigo, um colega, um familiar, seja um amor. A gente se acostuma com o que já está junto de nós e, pior, a gente se acostuma também com o que faz mal, com o que nem falta faria. Eis uma das situações em que parecemos não raciocinar direito, em que a carga afetiva embaralha nossa capacidade de discernimento.

A vida está tão corrida, que mal temos tempo de olhar a nós mesmos, de escutarmos aquilo que nossa essência tem a nos dizer, ou seja, prestamos atenção em tudo o que está fora de nós, relegando-nos ao papel de meros coadjuvantes da vida que é nossa. E, então, vamos arrastando o que já está conosco, mesmo que isso tudo pese demais, deixando para depois o que pede o agora, o que é essencial e urgente, preocupados que estamos com as satisfações a serem dadas aos outros e com as contas acumuladas.

Por isso é que a gente se preocupa tanto com o que não temos e com quem não chega junto, enquanto mantemos em nossas vidas coisas inúteis, momentos esquecíveis e pessoas que nem caminham mais ao lado. Por isso é que sofremos tanto por quem não merece, choramos tanto pelo que não tem mais volta, lamentamos tanto o que não faz falta alguma, simplesmente porque ficamos olhando o que está longe, sem prestar atenção no que mais importa, que é o que já faz parte de nós.

Nossa sobrevivência independe, na verdade, daquilo que não possuímos, mas sim da qualidade de tudo o que mantemos junto, dia após dia. Manter o que machuca, o que emperra, o que nada faz, nada volta, nada soma, faz muito mal. É preciso mandar para longe os lixos emocionais, para além da dor e do sofrimento que isso possa causar. Não conseguiremos obrigar ninguém a nos amar, mas poderemos nos obrigar a deixar de amar alguém, para que não tenhamos que deixar de amar a nós mesmos. É assim que se respira.

Imagem: Afonso Coutinho

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Pessoas livres são encantadoras

Pessoas livres são encantadoras.

9 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

10 meses ago