Comportamento

Saúde tem a ver com o que se come, mas também com o que se pensa, diz e faz

Ultimamente, os cuidados com a saúde viraram tema frequente na mídia e nas redes sociais. Dicas, exercícios, receitas, há uma profusão de matérias e de lives que nos ensinam a emagrecer com saúde, a comer sem adoecer, a se exercitar em um cômodo minúsculo. Tudo isso é ótimo, mas, sem mudanças na forma como se vive, a saúde não conseguirá se salvar sozinha.

 

Trata-se de um ensinamento milenar, mente sã em corpo são, ou seja, desde sempre, fomos alertados para a necessidade de aliar uma alimentação saudável a um viver mais leve. O estresse libera toxinas dentro de nós, às vezes piores do que as porcarias que ingerimos correndo nos fastfoods. Isso sem contar o veneno que muitos destilam diariamente em comentários maldosos e fofocas desnecessárias entre seus pares.

 

O que dizer dessa correria diária a que nos lançamos, passando horas trabalhando, transitando em ônibus lotados, pulando refeições, comendo mal, passando mal, vivendo mal? Chegamos exaustos a nossas casas, mal conseguindo conversar com nossos queridos, pouco prestando atenção em quem deveríamos abraçar e ficar junto, conversando e trocando carinhos verdadeiros. Com isso, não conseguimos nos livrar de todo aquele peso que acumulamos fora de casa.

Da mesma forma, existe quem busca a perfeição estética da pior forma possível, enchendo-se de anabolizantes, remédios milagrosos sem recita médica, cumprindo metas nos aparelhos de musculação, mas pouco se importando com o que se passa dentro de seus corações. Olham-se no espelho, mas não enxergam a própria essência, negligenciando as necessidades de seu íntimo, os seus sentimentos, sonhos e afetos.

 

Tudo requer equilíbrio, na vida lá fora e dentro de cada um de nós. Não é fácil, pois costumamos valorizar com frequência o que nos parece mais interessante aos olhos. Porém, é preciso calma, respiro, momentos de silêncio, para que possamos escutar o que clama dentro de nós, o que ali excede e o que faz falta. Trata-se de um exercício diário, mas, se não o fizermos, continuaremos nos iludindo com excessos que trazem prazeres momentâneos, para que nada mude. Mude, primeiro, por dentro. E, então, tudo mudará lá fora.

 

Imagem: Tony Woodhead

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Pessoas livres são encantadoras

Pessoas livres são encantadoras.

9 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

11 meses ago