Comportamento

Se a dor não é sua, não chame de drama

Bem que dizem ser o lugar do outro o mais difícil de estar, de se colocar, de tentar entender. Geralmente, as pessoas tendem a ler o mundo lá fora tão somente de acordo com as próprias concepções. Porém, há outros pontos de vista, há outros modos de lidar com o mundo além do que temos como o certo.

Os olhos de cada um veem à sua maneira o que ocorre. Os sentimentos de cada um se manifestam de uma forma peculiar ao que chega. Ninguém é igual, nem por fora, nem por dentro, ou seja, as formas de lidar com o mundo e de digerir os acontecimentos são próprias de cada pessoa. E, convenhamos, essa é uma das coisas mais belas da vida: a sua diversidade, o seu colorido, as peculiaridades que nos tornam únicos e, por isso mesmo, especiais.

E é exatamente por essa razão que não podemos achar que a nossa verdade é universal e inconteste. E é por essa razão que julgar a dor do outro, de acordo com a própria vida, é injusto. Não somos obrigados a pensar como o outro, mas temos o dever de entender o que o outro pensa, sente, no sentido de não sermos injustos com ele apenas porque somos diferentes. Diminuir os sentimentos alheios machuca e é cruel.

Não permita que te digam para parar com drama, para parar de fazer tempestade em vão, para engolir o choro, quando estiver doendo demais dentro de você. Da mesma forma, não menospreze as dores alheias, tampouco fique comparando como você é com a forma de o outro ser. Se em você não dói tanto, agradeça, mas não use a si mesmo como parâmetro do que deve ser feito por todo mundo. Deixa o outro doer. Permita-se doer.

Somente você tem o direito de saber sobre a intensidade de seu sofrimento. Ninguém é capaz de medir a dor que dói na gente. Ignore quem menospreza o que você sente e siga doendo, até que a esperança volte a preencher o seu coração. Vai passar, e isso é tudo.

Imagem: Kinga Cichewicz

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Pessoas livres são encantadoras

Pessoas livres são encantadoras.

9 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

11 meses ago