Comportamento

Se nem a dor for capaz de mudar a pessoa, ela não mudará nunca

A gente passa pela escola, pela faculdade, faz cursos disso e daquilo, mas nem tudo a gente aprende. Tem coisas que não nos atingem, outras não nos interessam, muitas não tocam os nossos corações. Mas a gente tem que querer melhorar, crescer, a gente quer dar certo na vida, caso contrário, ninguém sai de onde estiver e nada se aprende, nada muda.

 

Além desses cursos todos, a escola da vida não para de trazer oportunidades de aprendizado. É como se ela jamais se esquecesse de nós, apontando, indicando, sugerindo, forçando. Sim, aquilo que nos acontece vem nos forçar a enxergar o mundo e a nós mesmos sob outra perspectiva. Os abismos e tempestades que enfrentamos, por exemplo, querem abrir os nossos olhos. Mas nem sempre conseguem.

 

Para que possamos receber as lições que a vida traz, temos que estar dispostos a enfrentar a dor, a colher o que plantamos, entendendo que muito do que nos acontece foi provocado pela forma como agimos. Às vezes, o outro traz lixo para perto da gente, mas a maioria de nossos problemas depende de nós para serem superados. Depende de um olhar isento de egoísmo e repleto de empatia. Enxergar-se e enxergar o outro, eis o equilíbrio.

 

 

Na verdade, não é só o sofrimento que nos ensina, porque podemos também retirar lindas lições do que é bom, do que traz prazer, das pessoas bem resolvidas e felizes que nos rodeiam. Temos que guardar aqui dentro o sentimento gostoso que nos preenche quando estamos bem, quando a vida nos presenteia de alguma forma, quando sonhos são realizados. Essas lembranças é que nos fortalecerão para enfrentarmos os dias traiçoeiros.

 

A escola, os professores, pais, amigos, a vida, há muitas lições à nossa volta, prontas para nos oferecer aprendizados que nos melhorarão como pessoas. Infelizmente, porém, nem todo mundo enxerga. Tem gente que se recusa a aprender e não muda nem por amor, nem pela dor, por nada, nem por ninguém. Lições só servem para quem estiver disposto a sair da bolha. Só assim.

 

Imagem: Cristian Newman

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Pessoas livres são encantadoras

Pessoas livres são encantadoras.

9 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

10 meses ago