Relacionamento

As pessoas se separam bem antes de acontecer a separação de fato

Às vezes, nós nos surpreendemos com a notícia de que algum casal que conhecemos se separou. Ficamos perplexos, porque nada neles aparentava distância. Por outro lado, há casais em que não depositamos a mínima fé e, ainda assim, mantêm-se juntos por toda uma vida. Na verdade, ninguém sabe o que se passa entre quatro paredes de vidas que não são nossas.

Não existe riqueza maior, a um casal, do que a intimidade e é ali, no cotidiano dos relacionamentos, na cumplicidade que constroem ou destroem, que reside todo o desenrolar da afetividade que decidiram juntar. Os sentimentos transbordam ou mínguam, crescem ou rareiam, perduram ou não, de acordo com a disposição e o comprometimento de cada um dos envolvidos.

Nada sobrevive sem alimento, cuidados e atenção constantes, nem mesmo o amor que parece eterno. É preciso querer ficar junto, é preciso, antes mesmo de ser fiel, viver a lealdade em todos os minutos em que estiverem juntos. É necessário entendimento, mudança de direção, quebra de paradigmas, procurar pelo olhar do outro, enxergando-o como uma pessoa, um mundo de sentimentos, como alguém que luta e torce junto.

Na verdade, quando optam pela separação, a maioria dos casais já estava separada há muito tempo; apenas lhes faltava a coragem, a consciência, a aceitação de que ali não havia mais nada pelo que lutar. Mesmo que digam haver gente que desiste fácil demais da manutenção do relacionamento, muitos de nós lutamos até o fim, desgastando-nos, agarrando-nos ao pouco que temos, às migalhas que o outro deixa pelo caminho, porque queremos dar certo na vida, no amor. A não ser que uma decepção por demais aviltante e insuportável ocorra.

Por essa razão é que não podemos julgar as pessoas, pois pouco sabemos de suas vidas, de suas histórias, de suas lutas, de suas escuridões. Fato é que amor algum consegue suportar tudo, pois o amor tem a medida exata da dignidade que nos sobra ao final do dia. Quando sobra muito pouco ou um nada, a separação já está se dando. E então já deu.

Imagem: Hutomo Abrianto

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Pessoas livres são encantadoras

Pessoas livres são encantadoras.

9 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

10 meses ago