Motivação

Eu tenho o direito de não estar bem

Eu estava pensando em como a gente parece se sentir culpado quando não estamos muito bem. É como se não pudéssemos, não devêssemos, nunca, em hipótese alguma, desabar. Faltar ao trabalho é inadmissível, chorar na frente dos outros não pode, não fazer nada é vergonhoso. Ser forte, resiliente e proativo é a única atitude não condenável. Mas ninguém é assim o tempo todo. Ninguém.

As lágrimas, quando eu reflito, são reprimidas desde a nossa infância. Dificilmente vemos um adulto falando para a criança que ela pode chorar. Na maioria das vezes, pedem para a criança parar com as lágrimas. E, lá na sua imaturidade emocional, a criança vai internalizando que deve engolir o choro. Poucos perguntam o que ela sente, para que comece a lidar com os próprios sentimentos com liberdade. E a gente carrega isso a vida toda.

Já o trabalho acaba parecendo uma poderosa entidade, desde sempre, porque ele é endeusado como aquilo que determinará perenemente o nosso futuro. Estude, para ter emprego. Aprenda a se comportar assim ou assado, para ter um emprego. Você só vai ser alguém na vida com tal emprego. Sem contar a romantização que fazem de cargas horárias extensas e estressantes. Quanto mais horas de trabalho por dia, mais guerreiros somos.

Quanto aos relacionamentos, sejam quais forem, estão cada vez mais frágeis, rasos, líquidos. A desconfiança parece ser a tônica que permeia toda e qualquer interação entre as pessoas. O medo da decepção impede o aprofundamento de sentimentos, de afeto. Jogar-se é arriscado demais. Porém, é assim que laços não se formam e as pessoas perdem ótimas oportunidades de viverem histórias lindas de amor, de amizade, conformando-se com muito pouco.

A gente precisa parar de sentir mal por se sentir mal. Não é feio enfraquecer, sensibilizar-se, amar com força. Fizeram a gente acreditar que é bonito trabalhar sem parar, que chorar é fraqueza, que não pode ser intenso em relacionamentos. A gente acabou normalizando estafa, frieza e sentimentos rasos. Vamos voltar umas casas, por favor.

Imagem: Zach Vessels

Prof. Marcel Camargo

Vivamos!

Share
Published by
Prof. Marcel Camargo

Recent Posts

Fim de ano não precisa ser um fim

Fim de ano não precisa ser um fim.

4 meses ago

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são

As pessoas nos tratam de acordo com o que elas são.

6 meses ago

Eu amo o som de máscaras caindo

Eu amo o som de máscaras caindo.

7 meses ago

Pessoas livres são encantadoras

Pessoas livres são encantadoras.

9 meses ago

Eu tomo minhas decisões em silêncio

Eu tomo minhas decisões em silêncio.

10 meses ago

Eu adoro as declarações de amor implícitas

Eu adoro as declarações de amor implícitas.

11 meses ago